Quando é necessário procurar um psicólogo?

Você sabe quando é o momento de buscar ajuda psicológica profissional? Aprenda mais sobre o tema!

A vida do ser humano é surpreendida frequentemente com momentos difíceis, a maneira com que cada um lida com as adversidades, é o que diferencia o impacto emocional dos acontecimentos.

O psicólogo auxilia no processo de autoconhecimento fazendo com que o cliente entenda as respostas de suas próprias perguntas. Quando isso é trabalhado de forma correta, os benefícios são inúmeros.

Se você tem dúvida em quais casos posso te ajudar, continue lendo esse artigo!


Autoconhecimento

O Autoconhecimento proporciona o conhecimento de si, da sua essência, das potencialidades, crenças, medos e limitações. Entender o seu interior é importante para trilhar uma jornada de sucesso, com equilíbrio em todos os âmbitos da vida. Pode acreditar, essa tarefa não é fácil, mas com a ajuda psicológica você estará no caminho certo!


Traumas

Trauma é uma resposta emocional a algum evento que marcou a vida do indivíduo, ele se manifesta através de sentimentos negativos. As pessoas que passam por isso, podem apresentar os sinais logo após o acontecimento ou em anos.

Alguns comportamentos típicos são a mania de perseguição, o isolamento social, medo constante, confusão mental e até mesmo a depressão. Por isso é tão importante ter o auxílio de um psicólogo.

Emoções Intensas

Emoções Intensas

Sentir emoções é um processo natural do ser humano, o medo, por exemplo, pode agir de forma protetora. Além disso, nossas emoções nos conectam socialmente, por isso não podem ser evitadas ou ignoradas. Entretanto, quando essas sensações fogem do controle e passam a ter graus de intensidade anormal é necessário procurar ajuda de um psicólogo.

Mas como sei que estou passando por isso? Se as emoções estão atrapalhando suas atividades cotidianas, tirando o sono ou provocando estresse intenso frequentemente pode ser um sinal.

É importante tratar desde o começo, para que não desenvolva outros transtornos como ansiedade, depressão e síndrome do pânico.


Ansiedade

A ansiedade ou “mal do século” é um sentimento ligado ao medo intenso do futuro, preocupação e nervosismo, ela pode virar um distúrbio dependendo da intensidade e dos impactos na vida de cada pessoa.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) cerca de 264 milhões de pessoas sofrem algum tipo de ansiedade.

É importante ressaltar que a ansiedade é normal em alguns casos como quando você tem um compromisso importante, uma prova ou viagem, o que não pode é deixar que essa sensação cause danos psicológicos ou físicos.


Relacionamento

Relacionamento

As relações interpessoais são essenciais para a convivência em sociedade, mas quando o assunto é o relacionamento a dois existem diversas situações. Nós, psicólogos, nos deparamos diariamente com pessoas afetadas por término, namoro abusivo, falta de diálogo entre uma das partes, medo de iniciar novos relacionamentos e dependência emocional. As sessões de psicoterapia auxiliam as partes a lidarem com os conflitos, buscando sempre o equilíbrio da mente e das decisões.


Depressão

A depressão é uma doença psiquiátrica crônica, tratada principalmente por médicos e psicólogos. Para que o cliente reaja bem ao tratamento é muito importante a presença dos dois profissionais. O psiquiatra trata com a medicação e o psicólogo ajudará o indivíduo a compreender os problemas e enfrentá-los com sabedoria.

Existem alguns sintomas que devem ser observados com atenção para o diagnóstico da doença como a tristeza profunda e recorrente, cansaço, angústia, ausência de interesse por atividades que antes eram prazerosas, irritabilidade ou pensamentos suicidas. Mas apenas uma avaliação detalhada de um psiquiatra pode confirmar a hipótese.


Luto

Luto

A perda de um familiar ou ente querido abala o psicológico das pessoas, que na maioria das vezes não estão preparadas para passar por esse processo.

A Terapia do Luto, feita por nós psicólogos, ajuda a superar os sentimentos de culpa, dor, saudade, solidão e tristeza profunda. Quando as sessões são feitas logo no começo evita que essas sensações se intensifiquem e tragam danos psicológicos maiores ao indivíduo.

Está passando por alguma situação que necessita de psicoterapia? Vamos conversar!


Vamos conversar?

Você já deu o primeiro passo, agora vamos conversar sobre o que te fez chegar até aqui! Entre em contato para agendar um atendimento ou esclarecer suas dúvidas.

© Copyright 2021 Lorena Gomes Psicóloga CRP-16/3288. Todos os direitos reservados.